Mais uma conquista para Casa Branca!

Após grande empenho da Secretaria de Desenvolvimento Econômico Municipal, o projeto de extensão Jabuticaba e Derivados de Casa Branca foi aprovado pelo Edital nº 63/2021 – Seleção de Projetos de Promoção às Indicações Geográficas.
“A busca da marca da jabuticaba sempre foi muito importante para Casa Branca. Estamos trabalhando arduamente para que as conquistam cheguem. A nossa jabuticaba vai ser reconhecida com muitos diferenciais e, com isso, daremos um grande salto nas produções e até no turismo local”, comenta a Diretora de Desenvolvimento Econômico Adriana Oleto.
Sob a coordenação do professor Dr. Gilson R. Marcomini, do campus São João da Boa Vista, o objetivo do projeto é que os produtores de jabuticaba e seus derivados, localizados em Casa Branca, possam solicitar o registro de Indicação Geográfica na modalidade Denominação de Origem (DO) junto ao INPI (Instituto Nacional da Propriedade Industrial), que foi aprovado.
Os projetos são financiados pela Setec/MEC, com bolsas que serão executadas pela Facto – Fundação de Apoio ao Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo.
Casa Branca, a Capital da Jabuticaba, tem muita história com a produção da fruta. A cidade apresenta inúmeras propriedades que cultivam a fruta há décadas, bem como a produção de mudas, desde o início do século XX.
São produzidos desde mudas até o cultivo e beneficiamento dos frutos, por cerca de 45 produtores rurais. Além disso, também são produzidos e comercializados uma série de derivados da fruta, como licores, geleias, fermentados, doces, etc., produzidos de forma artesanal e com destaque na região.
Por essa longa história, foi instituída a festa anual da jabuticaba, cuja primeira edição data do final da década de 1920, quando algumas mulheres preparam pratos tendo a fruta como ingrediente principal. Entretanto, há 5 anos o Festival Gastronômico da Jabuticaba ganhou projeção nacional e hoje é referência para os amantes da fruta, recebendo muitos visitantes durante o evento.
Para o vice-prefeito Duzão Nogueira, a notícia veio em um momento muito especial para Casa Branca. “Estamos trabalhando muito para o desenvolvimento econômico da cidade e a jabuticaba é a nossa grande estrela. Essa conquista significa o resultado de um trabalho em conjunto, pensado no desenvolvimento, crescimento e profissionalização dos nossos importantes artesãos e produtores”, comenta.
O prefeito Marco César Aga destaca o olhar da gestão municipal a esse tema. “Desde que assumimos a gestão, sempre olhamos a jabuticaba com carinho. Sempre soubemos que poderíamos explorá-la de forma estratégica e é o que está sendo feito. Casa Branca já é reconhecida como Capital Estadual da Jabuticaba e agora dá mais um importante passo. Parabéns a todos os envolvidos. Seguimos firmes para elevar o nome da cidade a nível nacional e até mundial”, ressalta.

Youtube

2021 ©copyright - Prefeitura Municipal de Casa branca - Todos os direitos reservados.

plugins premium WordPress

Casa Branca

Busca

Skip to content