31 DE MAIO – DIA DE PREVENÇÃO AO CÂNCER BUCAL

31 DE MAIO – DIA DE PREVENÇÃO AO CÂNCER BUCAL 😷
TIRE SUAS DÚVIDAS E VEJA DICAS DE PREVENÇÃO E DIAGNÓSTICO PRECOCE DA DOENÇA ✅
No calendário da saúde, o dia 31 de maio é o Dia Nacional de Prevenção ao Câncer Bucal. Embora não tenhamos ouvido falar muito sobre ele, é uma doença que leva a grande morbidade e mortalidade. Em Casa Branca, os dentistas da rede municipal de saúde realizam diariamente essa avaliação, sendo rotina durante os tratamentos odontológicos.
Para ajudar na conscientização da população para o auto exame e na prevenção dessa doença, ou até mesmo, ter um diagnóstico precoce, os profissionais do Centro Odontológico da Casa Branca fazem um alerta à população da cidade sobre a importância da prevenção e diagnóstico precoce do câncer de boca.
De acordo com os profissionais da saúde municipal, os principais fatores de risco são o álcool, tabagismo e, em casos de lábio, a exposição ao sol. Porém, nos últimos anos, o câncer bucal tem acometido também jovens entre 17 e 35 anos, estado relacionado ao Papilomavírus humano (HPV), uma doença sexualmente transmissível.
A equipe alerta que é de suma importância realizar o auto exame da cavidade bucal, olhando sempre lábios, língua, assoalho de boca, gengivas buscando por machucados, como úlceras eu demoram a cicatrizar, manchas brancas ou avermelhadas, sangramentos, inchaço e dormência em alguma área, além de rouquidão. Nas primeiras etapas, a doença pode ser silenciosa, sem a manifestação de sinais. Em casos mais avançados, pode surgir mau hálito, dores na região, dificuldade para falar e engolir, além do surgimento de caroços no pescoço ou deformidades na face.
De acordo com os dentistas da saúde municipal, ao surgimento de algum sinal é importante procurar o cirurgião-dentista para avaliação, sendo diagnosticado logo no início, diminui as chances de maiores sequelas após o tratamento.
“Uma mancha vermelha, esbranquiçada ou escura, alguma feridinha, ou um carocinho perto do pescoço, abaixo da mandíbula, procure a equipe de saúde bucal do município ou o seu dentista particular para fazer um exame clínico. Só assim nós vamos deixar Casa Branca fora das estatísticas do Câncer Bucal!”, comenta a Prefeitura.

Youtube

2021 ©copyright - Prefeitura Municipal de Casa branca - Todos os direitos reservados.

Casa Branca

Busca