Dengue: Atenção deve ser redobrada no período chuvoso

 No período mais chuvoso do ano, aumentam as preocupações com a proliferação do mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue, zika e chikungunya. É importante que população redobre os cuidados e não deixe a prevenção de lado, porque os ovos do Aedes aegypti podem sobreviver por um ano até encontrar as melhores condições para se desenvolver.
Janeiro é um período em que as pessoas viajam bastante. Antes de viajar, vistorie o quintal e elimine possíveis criadouros, evitando o acúmulo de água parada.
É importante fazer uma varredura rápida, de 15 minutos, ao menos uma vez na semana. Entre os cuidados, é preciso tapar os tonéis d’água, manter as calhas limpas, deixar garrafas e recipientes com a boca para baixo, limpar semanalmente e encher os pratos de vaso de plantas com areia, manter lixeiras bem tampadas, ralos limpos, com aplicação de telas, além de manter lonas para material de construção e piscinas sempre esticadas para não acumular água. São medidas extremamente simples que podem impedir a proliferação do mosquito.
Única forma de controlar a transmissão é eliminando criadouros. É importante que a população faça sua parte.

Youtube

2021 ©copyright - Prefeitura Municipal de Casa branca - Todos os direitos reservados.

Casa Branca

Busca