Pesquisa
Notícias Antigas
Menu Setores Água e Esgoto



Audiência Pública revelou a situação da água e do esgoto de Casa Branca

 

Na noite de quinta feira (23), foi realizada uma Audiência Pública sobre a situação do sistema de água e esgoto de Casa Branca, no auditório Prefeito Carmo Aga, anexo a Câmara Municipal. A audiência foi promovida pelo prefeito Marco César Aga, que busca uma solução definitiva para os problemas que o setor enfrenta há anos e tem relação direta com  a qualidade de vida da população.

Segundo o diretor de Meio Ambiente Mauro Mendes Filho, o sistema de tratamento e abastecimento de água do município encontra-se obsoleto, e atualmente a prefeitura não possui os recursos financeiros e técnicos necessários para realizar toda a adequação do sistema. "Após um minucioso levantamento, foi revelado que o município sofre uma perda de 40% da água tratada, além de estarmos operando com apenas 67% de eficiência enquanto a norma pede 85%. A Estação de Tratamento do Papagaio, por exemplo, é alvo de um inquérito civil no Ministério Público pelo fato de não atender a legislação vigente. Todas as adequações necessárias demandam um investimento na casa dos R$10.000.000,00, e o município não tem condições de assumir esse orçamento", disse Mauro Mendes.

 

Ainda sobre os investimentos, segundo o diretor financeiro da Prefeitura Municipal Sérgio Porfírio "a parceria público privada seria a melhor solução para o município, pois diferentemente da privatização, a concessão prevê em edital uma outorga onerosa, ou seja, a empresa que assumir o sistema terá a obrigação de fazer todos os investimentos necessários, além de contribuir financeiramente com obras de infra-estrutura no município. Por se tratar de uma concessão, o controle do preço fica por conta do Poder Executivo e Legislativo, como já é atualmente, e após o término do contrato o sistema volta a ser assumido pela prefeitura com todas as melhorias feitas pela concessionária."

A área da saúde também é diretamente afetada com a falta de qualidade da água. Segundo a diretora de Saúde Sônia Hebling Camargo, são constatados diversos problemas de saúde relacionados a presença de coliformes fecais na água e também pela ausência de componentes importantes como flúor e cloro, conforme avaliação da Cetesb. "Existem várias doenças veiculadas pela água,como  a Hepatite A, viroses e Rotavírus. Estamos monitorando o aparecimento dessas doenças e os números são consideravelmente significativos", completou Sônia.

Vários munícipes fizeram uso da palavra e todas as colocações feitas foram avaliadas e consideradas pelo prefeito e pelos diretores presentes visando absorver informações de importância para a condução dos estudos para solução dos problemas enfrentados atualmente.

Finalizando o prefeito avisou a todos sobre a data da próxima audiência que será realizada no mesmo local em 03 de março próximo.

Indique este site

 


 

 


PLANO DIRETOR


CONSULTA PÚBLICA - LISTA DOS BENEFICIÁRIOS DO PROGRAMA BOLSA FAMÍLIA


PLANO DE RESÍDUOS SÓLIDOS



DECRETO


 



VAGAS DE EMPREGO


PLANO DE ARBORIZAÇÃO DA CIDADE

INSCREVA-SE


  



 

 

Horários da Tesouraria:

das 9 às 11 e das 13 às 16:30 horas 

Semutran seguem

os mesmos horários


Emergências

 

SAMU: 192
Polícia Militar: 190
Polícia Civil: 3671-1005
Polícia Florestal: 3671-1094
Polícia Rodoviária: 3671-2309
PPA: 3671-9100/3671-1127
Água- Plantão: 3671-1203

Conselho Tutelar:

  • 3671-1001
  • 9207-9442

Outros telefones

 

 

 

 

 

O endereço www.casabranca.sp.gov.br é de propriedade da PRODESP, e por ela auditada - www.prodesp.sp.gov.br.

 

A Formatação, Credibilidade de Informações, e Segurança do Site seguem a Normativa QA de 10.12.2010 do TI(PMCB).




29/3/2017
94 visitantes on-line

E-mail pmcb@casabranca.sp.gov.br - PABX (19)3671-9770 - CEP 13700-000 - Bronka Design | Brasil 2010

   2002-2017 ©.

smtp.casabranca.sp.gov.br