Já ouviu falar em Jardim de Chuva?

Nossa revolução verde começou! 🌳🍃🌹
A cidade de Casa Branca construiu o primeiro Jardim de Chuva na Praça Aparecido Antônio Sati, onde foi instalado o ARBORETO: DIAULAS SPÍNOLA NOGUEIRA, primeiro pomar público de jabuticabas da cidade. De acordo com a Prefeitura, o jardim faz parte da política pública ambiental e a médio e longo prazo ampliará a permeabilidade do solo e minimizará possíveis efeitos de alagamentos, auxiliando no escoamento da água quando chove e também no abastecimento do lençol freático.
A nova política ambiental implantada no município faz parte da Agenda Municipal de Sustentabilidade lançada em 2019, que tem o objetivo de preparar o município para um crescimento sustentável.
Todos os bairros atendidos pelo Programa Bairros em Ordem terão uma área verde municipal identificada para a construção do Jardim de Chuva. A ideia é construir em toda a cidade elevando assim o índice de cobertura vegetal no município.
Os Jardins de Chuva são construções que têm como objetivo ampliar a permeabilidade urbana, minimizar os efeitos do escoamento superficial e reter a água por meio de jardins de retenção hídrica. Além de coletar e ‘segurar’ as águas, os jardins contribuem para a minimização dos efeitos de possíveis alagamentos e deixam a cidade mais florida, além de atrair mais pássaros.
Eles também filtram os poluentes da água da chuva por meio da vegetação, evitando, assim, que entre nos bueiros sem tratamento e garantindo que possa fluir para rios e córregos. A constituição de quase todos os jardins tem como regra a “inversão” do que se faz com uma rua, ou seja, em vez de se ter como base o asfalto ou concreto, tem-se a terra.

Youtube

2021 ©copyright - Prefeitura Municipal de Casa branca - Todos os direitos reservados.

Casa Branca

Busca

Skip to content