Administração - Terça-feira, 06 de Fevereiro de 2024

SITUAÇÃO DA DENGUE EM CASA BRANCA PREOCUPA PREFEITURA

SITUAÇÃO DA DENGUE EM CASA BRANCA PREOCUPA PREFEITURA POPULAÇÃO É A MAIOR ALIADA PARA COMBATER A DOENÇA A situação da dengue em Casa Branca foi discutida ontem (30), na Sala de Situação de Arboviroses (doenças causadas pelos chamados arbovírus, que incluem o vírus da dengue, zika, chikungunya e febre amarela). Representantes da Secretaria de Saúde, Vigilância Epidemiológica, Departamento de Serviços Municipais e Fiscalização estiveram reunidos para debater sobre o tema. Do início do ano até agora, são 26 casos confirmados, sendo um no Jardim Boa Esperança, três no bairro São João, um no bairro Nazaré, quatro no Jardim Macaúba, um no Jardim Europa, um no Parque São Paulo, um no Jardim Rafaela, dois no bairro Santa Cecília, oito no Centro, três no bairro Chácara Boa Vista e um no bairro Senhor Menino. De acordo com a Diretoria de Vigilância em Saúde, 90% dos criadouros estão dentro das casas. “É um processo constante de conscientização. Estamos trabalhando fortemente para reverter o problema. Somos agentes multiplicadores e a dengue é responsabilidade de todos”, reforça a Diretoria. A Vigilância Epidemiológica explicou ainda sobre a transmissão, sintomas e contaminação da doença. “Isso é um problema de saúde pública e a população está envolvida. A pior fase da dengue é no verão e outono, mas a eliminação dos criadouros deve ser constante, justamente para prevenirmos uma possível epidemia”, comenta. O Departamento de Vigilância em Saúde está preocupado sobre uma possível nova epidemia em 2024. “Precisamos do apoio dos munícipes para que isso não aconteça. É necessário comprometimento e é o que esperamos dos casa-branquenses. Reforçamos que crianças, adolescentes e idosos são os mais vulneráveis. Todo cuidado é pouco”, afirma o Departamento. O Ministério da Saúde coloca Casa Branca em “estado de atenção” perante os casos confirmados e as notificações que estão sendo analisadas. A equipe de Controle de Endemias visita todos os dias casas, comércios, terrenos, borracharias, locais de reciclagem, escolas, delegacia, postos de saúde, dentre outros locais públicos, para fazer uma varredura dos possíveis focos do mosquito. A Equipe de Endemias está intensificando o trabalho diariamente, porém a realidade está complicada. O problema não é a falta de conhecimento, mas sim de consciência. Pneus, caixas d’águas descobertas, piscinas mal cuidadas, casas abandonadas, vasos de plantas e vasilhas de água de animais representam o perigo para a proliferação do mosquito e têm sido comum nas residências. Diante desse cenário, é necessário que a população trabalhe em parceria com a Prefeitura para que a situação não se agrave. NOTIFICAÇÃO Se você teve um caso confirmado de dengue ou se está com sintomas da doença e passou por um médico particular, é muito importante notificar a Equipe Epidemiológica sobre a situação. A Prefeitura precisa do apoio da população para isso também, além do apoio dos médicos, para repassar as devidas informações. Dengue mata. Faça a sua parte.