Prefeitura prepara ação emergencial para atender pessoas em situação de rua durante forte frente fria

Devido à previsão de queda brusca de temperatura para os próximos dias, a Prefeitura de Casa Branca preparou uma ação emergencial para acolher provisoriamente a população adulta em situação de rua em um abrigo da cidade.
A ação será feita com abordagem social e oferta de abrigo provisório a fim de garantir a segurança da saúde deste público neste momento de baixa temperatura.
Segundo o Departamento de Promoção Social, responsável pela articulação da força-tarefa, é previsto o atendimento de pelo menos seis pessoas. A abordagem seguirá para os principais locais em que esta população é encontrada e toda uma estrutura está montada para receber os necessitados.
Devido ao fato de algumas pessoas escolherem viver em situação de rua, o principal ponto da ação é a conscientização delas que, na maioria das vezes, se nega a ir para qualquer tipo de abrigo.
“Temos os assistentes sociais, especializados nesta abordagem, que vão ter que realizar a intervenção e intermediação social com estas pessoas em situação de rua explicando que neste momento é muito importante que aceitem essa acolhida e possam se proteger do frio, que será muito severo”, explica a diretora da Promoção Social Thamires Lopes.
Os abrigados terão aferição de temperatura, vão receber vestuário, roupas de cama e banho, higiene pessoal e alimentação, além de dormir respeitando o distanciamento social. O objetivo é que eles fiquem estes dias no local, até que a frente fria acabe.
A Diretora destaca também que com esta ação, a equipe técnica poderá aproximar-se ainda mais dos moradores e dar andamento a diversos serviços, como retorno à cidade de origem, confecção de documentos, contato com os familiares para fortalecimento dos vínculos afetivos, entre outros serviços que forem necessários.
O vice-prefeito Duzão Nogueira reforça a importância desta ação. “É hora de nos unirmos ainda mais e ajudar aqueles que mais precisam. Os próximos dias serão terríveis e precisamos cuidar das pessoas, principalmente as mais vulneráveis. Juntos, vamos aquecer vidas e coração. É para isso que trabalhamos, é para isso que existem as políticas públicas em benefício do povo”, comenta.
Massa de ar polar derruba temperaturas
Institutos de meteorologia alertam para chegada de uma massa de ar polar, entre quinta-feira (29) e domingo (1º), que vai derrubar as temperaturas na região, com a mínima ficando abaixo de 3 graus, com condições de geada. Esta virada no tempo é apontada como a mais intensa desse ano e pode ser prejudicial para a população mais vulnerável e para a agricultura.

Youtube

2021 ©copyright - Prefeitura Municipal de Casa branca - Todos os direitos reservados.

Casa Branca

Busca

Skip to content