Prefeitura realiza diversas ações em comemoração ao Dia Mundial da Água

Ontem (22), Dia Mundial da Água, o prefeito Marco César esteve com o Chefe de Gabinete, João Ricardo Guimarães, no Espraiado, para participar da instalação de comunicação visual que conta a importante história do córrego. Na ocasião, o prefeito aproveitou para participar da ação de intervenção artística, com a pintura das bocas de lobo do local.
O objetivo da ação é sensibilizar os casa-branquenses sobre a existência de rios vivos cruzando a cidade. E, assim, fazer com que a população perceba a importância histórica, cultural e ambiental de preservar nossos córregos, sem jogar lixo e causar poluição nas águas.
A Prefeitura tem realizado ações nos córregos do Espraiado e do Pingo, pinturas nas bocas de lobo com desenhos sobre rio vivo, totens de identificação e informações sobre os rios, reformas e instalação de placas, além de vídeos e atividades pedagógicas para toda a Rede Municipal de Ensino.
“Aqui em Casa Branca, temos o privilégio de possuir uma rede hidrográfica rica, com córregos cortando o perímetro urbano, que precisam ser valorizados e receber cuidados”, disse o Chefe de Gabinete.
De acordo com a Prefeitura, com a concessão para o abastecimento de água e o tratamento de esgoto público, houve uma grande melhoria na qualidade do abastecimento da água tratada após os investimentos realizados na estação de tratamento e nos dutos coletores de esgoto.
A Prefeitura destaca ainda que Casa Branca não sofreu mais com racionamento nos últimos anos e, hoje, possui 95% do esgoto tratado, mas que a meta é chegar a 100%.
“Cem por cento do esgoto tratado não vai garantir por si a qualidade da água ideal em nossos córregos e rios. Há necessidade do envolvimento de toda a sociedade e do poder público para melhorar os indicadores de qualidade e quantidade de água dos córregos que cortam o município. É muito cômodo culpar o clima pelos transtornos da escassez da água, afinal, não temos controle sobre ele, mas, podemos ter controle sobre a água que devolvemos ao rio. É preciso uma gestão responsável dos recursos hídricos e do solo, devolvendo a água que foi retirada em condições de se manter o equilíbrio biológico no meio aquático ou estaremos sofrendo as consequências num futuro próximo”, conclui o Prefeito.

2021 ©copyright - Prefeitura Municipal de Casa branca - Todos os direitos reservados.

Casa Branca