SAÚDE MUNICIPAL IMPLANTA AÇÕES DE APOIO MATRICIAL EM PARCERIA COM O AME: QUALIFICAÇÃO E DIÁLOGO COM PROFISSIONAIS DA ATENÇÃO BÁSICA

SAÚDE MUNICIPAL IMPLANTA AÇÕES DE APOIO MATRICIAL EM PARCERIA COM O AME: QUALIFICAÇÃO E DIÁLOGO COM PROFISSIONAIS DA ATENÇÃO BÁSICA
A Prefeitura está implantando ações de Apoio Matricial na rede básica de saúde, em Casa Branca, com capacitação de equipe de médicos e enfermeiros da Atenção Básica Municipal.
O apoio matricial é uma estratégia potente e inovadora para enfrentar o desafio de reorganizar e qualificar o processo assistencial das doenças crônicas não transmissíveis no Sistema Único de Saúde (SUS).
A primeira capacitação às equipes da Atenção Básica Municipal foi na especialidade em cardiologia, ministrada pelo cardiologista do AME-Casa Branca, doutor Leonardo Pippa Gadioli, por possuir alta demanda de atendimentos.
O objetivo da ação, segundo a Secretaria Municipal de Saúde, é expandir a educação permanente aos profissionais da rede e capacitar as equipes de saúde para a resolução de problemas cardiológicos que demandem menor densidade tecnológica. E assim evidenciar maior resolubilidade dos médicos da atenção primária, com consequente redução e qualificação dos encaminhamentos para os especialistas, acesso mais rápido aos cardiologistas e aos exames, além de importante redução da fila dessa especialidade.
“O Programa de Matriciamento melhora a integração da rede de atenção à saúde e cria uma ligação produtiva entre médicos (generalistas e especialistas) e equipes multidisciplinares construindo, de forma compartilhada, diretrizes clínicas. A capacitação e orientação profissional possibilitará diminuição da demanda, permitirá alta precoce de pacientes atendidos no nível secundário e otimizará a assistência em ambos os níveis”, informou.

Youtube

2021 ©copyright - Prefeitura Municipal de Casa branca - Todos os direitos reservados.

Casa Branca

Busca