#DiaMunidalDaSaúde
#VivaOSUS
#VivaACiência
Dia Mundial da Saúde: Saúde universal, valorização dos profissionais e apoio à ciência
No Dia Mundial da Saúde defender os profissionais de #saúde, o SUS (seus trabalhadores, suas conquistas históricas) e a #ciência
é a melhor forma de celebrar este dia.
Nunca o Dia Mundial da Saúde foi tão carregado de simbolismo. Ano 2 da pandemia do novo coronavírus, 2021 também é o Ano Internacional dos Trabalhadores e das Trabalhadoras da Saúde, como instituído pela OMS (Organização Mundial da Saúde).
São profissionais que se sacrificam pela vida na linha de frente de hospitais e postos de #saúde. 2021 mereceria também a denominação de “ano da ciência”: nunca o conhecimento humano mostrou-se tão avançado, tendo desenvolvido #vacinas contra a Covid-19 em prazo inimaginável.
O Brasil conta com a proficiência do Instituto Butantã e da Fundação Oswaldo Cruz, que já produzem aqui #vacinas desenvolvidas em parceria com os laboratórios Sinovac, da China, e AstraZeneca, do Reino Unido.
Não fosse a capilaridade do #SistemaÚnicodeSaúde (SUS), o processo de imunização, ainda lento pela escassez de #vacinas, sofreria dificuldades intransponíveis face às dimensões do território nacional. A pandemia produziu um resultado que há muito é buscado pelos #defensores do sistema: o #reconhecimento do valor do #SUS por amplos segmentos sociais.