Por meio do Decreto nº 69.027, de 6 de novembro de 2024, o Governo do Estado de São Paulo lançou, na última quarta-feira, o Programa Turismo Ferroviário Paulista, iniciativa que visa fomentar a criação de novos empreendimentos turísticos ligados ao setor ferroviário e aprimorar a infraestrutura existente, impulsionando o turismo e o desenvolvimento sustentável das regiões.
Além disso, objetiva fortalecer a infraestrutura ferroviária e os serviços relacionados ao turismo ferroviário, incluindo hotéis, restaurantes e atrações turísticas, promovendo o desenvolvimento econômico local.
Casa Branca é uma das cidades a integrar o programa. O município foi incluído por conta do ainda preservado patrimônio ferroviário e manutenção de suas características.
Lagoa Branca, por exemplo, já é um atrativo desse segmento, com sua estação preservada, que promove visitações, além de um entorno que privilegia o recebimento de turistas.
As próximas etapas do processo incluem projetos para melhoria das estações ferroviárias locais e a busca por parcerias para fortalecer os atrativos de entorno, como o comércio de souvenires, artesanatos e empreendimentos gastronômicos e de lazer. A equipe do Departamento de Turismo e Cultura já vem promovendo reuniões e visitas técnicas, para levantamento das demandas e estruturação da cidade, para adesão formal ao projeto.
Estas ações poderão ser beneficiadas com recursos governamentais, por meio da Secretaria de Turismo e Viagens, que está autorizada a firmar convênios e parcerias para a transferência de recursos financeiros destinados à execução de projetos dentro do programa, com Municípios paulistas, entidades públicas, entidades privadas sem fins lucrativos, representativas de classe ou de apoio empresarial.
A expectativa é que o Programa Turismo Ferroviário Paulista impulsione o turismo no estado, gerando empregos, renda e desenvolvimento sustentável para as regiões beneficiadas.
Casa Branca