Campanha de prevenção de acidentes com escorpião

❌🦂PREFEITURA ALERTA POPULAÇÃO E REFORÇA CAMPANHA DE PREVENÇÃO DE ACIDENTES COM ESCORPIÃO
Segundo estudos do Grupo de Vigilância Epidemiológica (GVE) do Governo do Estado, nos últimos anos, o número de acidentes por escorpião triplicou em São Paulo. Em Casa Branca, com as ações de conscientização realizadas, a Prefeitura está conseguindo controlar o número de notificações e para manter os números em baixa está reforçando as ações preventivas e de conscientização.
“Estamos entrando agora num período crítico em que a série histórica das avaliações epidemiológicas demonstra que os níveis de infestação começam a se elevar no mês de julho, época de reprodução, com pico maior de ocorrências de acidentes no mês de novembro”, alertou Thaís Ribeiro, diretora de vigilância em saúde.
Para comunicar a população e alertar sobre os procedimentos corretos a serem tomados, a Prefeitura está executando diversas ações educativas junto à rede municipal de Ensino e forte campanha de comunicação nas mídias sociais oficiais.
⚠️AÇÕES PARA EVITAR A PRESENÇÃO DE ESCORPIÃO
✅Acondicionar lixo em sacos plásticos ou outros recipientes que possam ser mantidos fechados, para evitar baratas, moscas ou outros insetos que servem de alimento aos escorpiões.
✅ Combater a proliferação de baratas. No caso da utilização de inseticidas para controlar baratas, recomenda-se o uso de formulações tipo gel ou pó. Esta atividade deve ser executada somente por profissionais de empresas especializadas.
✅Manter jardins e quintais limpos. Evitar o acúmulo de entulhos, folhas secas, lixo e materiais de construção nas proximidades dos imóveis. Usar calçados e luvas de raspas de couro nas tarefas de limpeza em jardins e quintais.
✅Evitar folhagens densas (plantas ornamentais, trepadeiras, arbustos, bananeiras e outras) junto a paredes e muros. Manter a grama aparada.
✅Solicitar ao proprietário a limpeza periódica de terrenos baldios vizinhos, pelo menos, numa faixa de um a dois metros junto aos imóveis.
✅Sacudir e examinar roupas e sapatos antes de usá-los, pois escorpiões podem se esconder neles e picar ao serem comprimidos contra o corpo.
✅ Evitar colocar as mãos sem luvas em buracos, sob pedras, troncos podres e em dormentes da linha férrea.
✅Utilizar soleiras nas portas e janelas, telas em ralos do chão, pias e tanques. Vedar frestas e buracos em paredes, assoalhos e vãos entre o forro e a parede. Consertar rodapés despregados.
✅ Preservar os inimigos naturais de escorpiões: coruja, lagartos e sapos.
O QUE FAZER EM CASO DE PICADA DE ESCORPIÃO? 🤔
✅ Limpar o local da picada com água e sabão;
✅ Aplicar compressa morna no local da picada (para aliviar a dor);
✅ Os primeiros socorros devem ser feitos muito rapidamente, sem perda de tempo. O mais importante é procurar imediatamente atendimento médico (principalmente para crianças) para receber o tratamento o quanto antes. Se for possível (e desde que não leve muito tempo) capturar o animal e levá-lo ao serviço de saúde.
✅O mais importante é o atendimento médico com urgência.
🚨ATENÇÃO🚨 As crianças necessitam de atenção redobrada e em caso de acidente a orientação é que a criança seja encaminhada ao Pronto Socorro. Esse atendimento tem que ser realizado com a máxima urgência.
👉Para outras informações, o munícipe pode fazer contato através do ☎️ 3671-1460 ou pelo📧 vigilancia.saude@casabranca.sp.gov.br

Youtube

2021 ©copyright - Prefeitura Municipal de Casa branca - Todos os direitos reservados.

Casa Branca

Busca

Skip to content