Localização

CASA BRANCA CUIDA, NÃO PRENDE! VIVA A VIDA SEM MUROS

CASA BRANCA CUIDA, NÃO PRENDE! VIVA A VIDA SEM MUROS🙌🏽
O dia 19 de maio é Dia da Luta Antimanicomial e a Prefeitura fará uma atividade na Praça do Rosário, das 8h às 11h, o evento “Viva a Vida sem Muro” é aberto à população.
O Movimento da Luta Antimanicomial se caracteriza pela luta pelos direitos das pessoas com sofrimento mental e Casa Branca é referência nessa luta. Na Cidade existem oito Residências🏚️ Terapêuticas (RTs), casas destinadas a pessoas com transtornos mentais que permaneceram em longas internações psiquiátricas e estão impossibilitadas de retornar às suas famílias de origem. Essas pessoas geralmente tiveram perdas de laços familiares e de convivência social, já não conseguindo retornar à vida como era antes.
Nessas residências, trabalham cuidadores e uma equipe multiprofissional, formada por psicólogos e terapeutas ocupacionais e contam com pessoas vindas de instituições psiquiátricas que moram lá.
O tratamento médico é feito no Centro de Atenção Psicossocial da Cidade e a residência consiste em uma moradia assistida, na qual os moradores cuidam de alguns afazeres domésticos e, dependendo do grau de autonomia, circulam livremente pela casa e podem passear pelo bairro.
Além das RTs, a Prefeitura mantém a Unidade de Acolhimento Residência Inclusiva “Maria Luiza Magalhães”, com o objetivo de acolher e abrigar jovens e adultos com deficiência e dependência de cuidados. O trabalho, realizado pela Secretária Desenvolvimento Social, é voltado para a inserção e reabilitação psicossocial dos moradores que, no momento, totalizam 10 residentes, sendo quatro mulheres e seis homens.
💪🏼A luta antimanicomial é uma defesa ética, política da vida, e todas as questões relacionadas com o viver e o habitar na cidade. O que entendemos por Direitos Humanos e garantias de direito e exercício da cidadania é que o cuidado em liberdade propõe construir processos de inclusão, na vida, no trabalho, pela economia solidária, processos de protagonismo, de reconhecimento de pessoas com sofrimento, com experiências de sofrimento mental. Casa Branca cuida, não prende!
💟CASA BRANCA, A GENTE AMA, A GENTE CUIDA!

Youtube