CASA BRANCA CUIDA, NÃO PRENDE! VIVA A VIDA SEM MUROS

O dia 19 de maio é Dia da Luta Antimanicomial e a Prefeitura fará uma atividade na Praça do Rosário, das 8h às 11h, o evento “Viva a Vida sem Muro” é aberto à população.
O Movimento da Luta Antimanicomial se caracteriza pela luta pelos direitos das pessoas com sofrimento mental e Casa Branca é referência nessa luta. Na Cidade existem oito Residências
Terapêuticas (RTs), casas destinadas a pessoas com transtornos mentais que permaneceram em longas internações psiquiátricas e estão impossibilitadas de retornar às suas famílias de origem. Essas pessoas geralmente tiveram perdas de laços familiares e de convivência social, já não conseguindo retornar à vida como era antes.

Nessas residências, trabalham cuidadores e uma equipe multiprofissional, formada por psicólogos e terapeutas ocupacionais e contam com pessoas vindas de instituições psiquiátricas que moram lá.
O tratamento médico é feito no Centro de Atenção Psicossocial da Cidade e a residência consiste em uma moradia assistida, na qual os moradores cuidam de alguns afazeres domésticos e, dependendo do grau de autonomia, circulam livremente pela casa e podem passear pelo bairro.
Além das RTs, a Prefeitura mantém a Unidade de Acolhimento Residência Inclusiva “Maria Luiza Magalhães”, com o objetivo de acolher e abrigar jovens e adultos com deficiência e dependência de cuidados. O trabalho, realizado pela Secretária Desenvolvimento Social, é voltado para a inserção e reabilitação psicossocial dos moradores que, no momento, totalizam 10 residentes, sendo quatro mulheres e seis homens.

