.

Acessibilidade

Aumentar Fonte
.
Diminuir Fonte
.
Fonte Normal
.
Alto Contraste
.
Libras
.
Vlibras

O conteúdo desse portal pode ser acessível em Libras usando o VLibras

Mapa do Site
.
Acesso à informação
.

Horário de Atendimento ao público:  8:00 ás 17:00 de Segunda á Sexta-Feira

HISTÓRIA DO MUNICÍPIO

Casa Branca Capital Estadual Da Jabuticaba

 

Orgulho dessa Cidade

 

A cidade de Casa Branca está localizada na região administrativa de Campinas, conhecida como Média Mogiana. Sua população, estimada no Censo 2010, é 28.307 habitantes.

O município teve suas terras supervalorizadas com a mecanização da lavoura, favorecida por terrenos planos e pela correção química dos solos pobres e com isso sua economia está baseada na agricultura, tendo um dos principais PIBs agrícolas do Estado.

 

 

Por sete anos consecutivos, a cidade é a  maior produtora de laranja do país e segunda produtora de Jabuticaba do estado.

Para o nome da cidade existem 3 versões: nome dado a uma pousada de tropeiros ou a um cartel, caiados de branco ou ainda a deformação da palavra indígena haçá-bang-cá, que significa caminho torcido.

 

 

Capital da Jabuticaba

 

Em julho de 2013, através da Lei 15.903 sancionada pelo governador, Casa Branca recebeu o título de Capital Estadual da Jabuticaba. Segundo estimativas colhidas pela Casa da Agricultura, existe na cidade 21.820 mil pés do fruto em produção distribuídos em 100 hectares com finalidade comercial. Casa Branca é a única cidade do Estado de São Paulo que recebe   turistas  para visitação dos pomares.  Por safra estima-se 1.745.600 kg colhidos da fruta. O maior produtor da cidade, Família Fagan, exporta a fruta colhida em solo casa-branquense para a Suíça.


Além de ser a Capital Estadual da Jabuticaba, a cidade possui uma atração curiosa: as voçorocas.

Trata-se de grandes rachaduras no solo causadas pela erosão, que lembram cânions. Algumas chegam a ter 50 m de profundidade. No município estima-se que existam mais de 300 voçorocas. A mais visitada é a voçoroca das Três Cruzes, praticamente dentro da cidade. Com 50 m de profundidade, 600 m de largura e 1 km de comprimento, é um dos orgulhos dos moradores, que têm prazer em indicar aos visitantes a localização das várias formações.

 

População

30.520
População estimada [2020]

 

28.307
População no último censo [2010]

 

32.72
Densidade demográfica [2010]

.
.

Calendário de eventos

.
.

Acompanhe-nos

.
.

Prefeitura Municipal de Casa Branca - SP.
Usamos cookies para melhorar a sua navegação. Ao continuar você concorda com nossa Política de Cookies e Políticas de Privacidade.