Localização

Dicas para combater a pedofilia

De acordo com a Central Nacional de Denúncias de Crimes Cibernéticos, foram registradas, em 14 anos, mais de 1,6 milhão de denúncias anônimas de pornografia infantil no universo #digital. Casos de pedofilia e aliciamento de menores são outro problema associado aos perigos do mau uso da tecnologia e que tem desafiado as autoridades. As informações são do Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos, que reforça a importância do #diálogo constante entre #pais e #filhos sobre o uso e as #regras da tecnologia das #redes #sociais.
?Confira algumas das dicas divulgadas pelo ministério:
☑O Facebook tem um link de segurança, uma espécie de central de ajuda, com ferramentas e ações específicas para mães, pais e jovens.
☑Para ser usuário do Facebook, é preciso ter, no mínimo, 13 anos.
☑Outra recomendação reforçada pelo Ministério é usar senhas fortes; e denunciar conteúdos impróprios nas #redes #sociais que integram a lista de publicações.
☑Outra dica voltada para crianças e adolescentes é: não divulgar detalhes pessoais, como idade, endereço e escola. E lembre-se de que você não sabe quem pode estar por trás da outra conta.
☑O Twitter também oferece ferramentas, controles e mecanismos para fazer #denúncias. E disponibiliza a cartilha “Ensinar e aprender com o Twitter”.
☑E atenção: Podem ser denunciados casos, na internet, de terrorismo, exploração sexual de #crianças e #adolescentes, violência, assédio, propagação de ódio, falsa identidade, suicídio, automutilação e nudez não consensual, entre outras práticas ilegais.
☑Para alertar os menores sobre os perigos nas redes sociais, o Ministério da Mulher, da Família e dos #DireitosHumanos também disponibiliza a cartilha “Proteção de crianças e adolescentes na internet – recomendações para pais e responsáveis”. É um guia de proteção que aborda ferramentas de controle de acessos, riscos e perigos do uso inseguro da internet.
Canais Nacionais de denúncia?
Outro foco da campanha é a divulgação dos canais de denúncia existentes, como o Disque 100, o Ligue 180, o site da Ouvidoria Nacional de Direitos Humanos, e também o número de WhatsApp da Ouvidoria (61) 99656-5008.
Canais Locais de denúncia?
Conselho Tutelar de Casa Branca (19) 3671-1001 |CREAS (19) 3671-1779 e a Polícia Militar 190.

Youtube