.

Acessibilidade

Aumentar Fonte
.
Diminuir Fonte
.
Fonte Normal
.
Alto Contraste
.
Libras
.
Vlibras

O conteúdo desse portal pode ser acessível em Libras usando o VLibras

Mapa do Site
.
Acesso à informação
.

Horário de Atendimento ao público:  8:00 ás 17:00 de Segunda á Sexta-Feira

Idioma

Português

English

Español

Francese

Deutsch

Italiano

Saúde - Quinta-feira, 28 de Novembro de 2024

Buscar Notícia

Notícias por Categoria

MAIS DE 900 PACIENTES FALTARAM A CONSULTAS EM UNIDADES DE SAÚDE

Para evitar ausências, Saúde fará contato com pacientes


MAIS DE 900 PACIENTES FALTARAM A CONSULTAS EM UNIDADES DE SAÚDE

As faltas em consultas médicas (absenteísmo) é um desafio crescente no setor da saúde. Essa ausência, muitas vezes injustificada, representa um prejuízo significativo tanto para o paciente quanto para o sistema de saúde como um todo. O não comparecimento a consultas médicas pode atrasar diagnósticos, interromper tratamentos e sobrecarregar o sistema, gerando longas filas de espera para outros pacientes.
 

Para o paciente, as consequências podem ser o agravamento de doenças, o surgimento de complicações e até mesmo a perda de oportunidades de tratamento. Para o sistema de saúde, as faltas geram um desperdício de recursos, como medicamentos e materiais, além de prejudicar a organização dos serviços e a eficiência dos profissionais.
 

A Secretaria Municipal de Saúde tem buscado alternativas para evitar as ausências. Algumas unidades ligavam para os pacientes, para lembra-los do agendamento, mas apesar disso, entre os meses de julho e setembro, foram registradas quase 1 mil ausências.
 

Para tentar reduzir esse quadro, a rotina das ligações fará parte dos protocolos em todas as unidades básicas. Dessa forma, a Secretaria Municipal de Saúde pede aos pacientes que mantenham atualizados seus dados, especialmente números de telefones. Em caso de ausências, os próprios pacientes podem entrar em contato e avisar, possibilitando que a vaga seja destinada a outra pessoa que esteja na fila.
 

A Secretaria de Saúde destaca que estas faltas acabam sobrecarregando, por exemplo, o Posto de Pronto Atendimento (PPA), muitas vezes porque os problemas do paciente, que poderiam ser tratados ou diagnosticados em consulta na unidade básica de saúde, se agravam.
 

De acordo com os dados da Secretaria de Saúde, as ausências a consultas no período de julho a setembro, foram:
 

✅EAP Aparecida de Barros - 28
✅EAP Osnilda de Paiva Aga - 355
✅ESF Acácio Della Torre - 46
✅ESF Walter Avancini - 69
✅ESF Everton Ricieri - 188 
✅ESF João de Oliveira - 219
????TOTAL 905

52 Visualizações

Notícias relacionadas

Voltar para a listagem de notícias

.
.

Calendário de eventos

.
.

Acompanhe-nos

.
.

Prefeitura Municipal de Casa Branca - SP.
Usamos cookies para melhorar a sua navegação. Ao continuar você concorda com nossa Políticas de cookies e Termos e condições gerais de uso.