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Trabalhador deve se cadastrar no sistema GOV.BR
A partir de agora, a Carteira de Trabalho não será mais emitida em formato físico. O documento estará disponível exclusivamente no formato digital, acessível por meio do aplicativo "Carteira de Trabalho Digital" e do portal Gov.br. Segundo o governo, essa mudança visa facilitar o acesso e a consulta do histórico trabalhista, além de ser mais prática e segura.
Para obter a Carteira de Trabalho Digital é necessário se cadastrar no portal oficial Gov.br (www.gov.br). O cadastramento pode ser feito via aplicativo de celular, que se encontra disponível na Google Play Store ou na App Store.
Após o cadastro é necessário baixar o aplicativo “Carteira de Trabalho Digital”.
Cabe destacar que além de acessar a Carteira de Trabalho Digital, o cadastro no Gov.br oferece diversos outros serviços públicos de maneira prática, como:
Formalização como Microempreendedor Individual (MEI): Facilita o processo de registro de novos empreendedores e a regularização de atividades.
CNH Digital: Permite acessar e utilizar sua Carteira Nacional de Habilitação de forma digital, com validade legal.
O Gov.br concentra uma série de serviços, como consultas a benefícios do INSS, auxílio emergencial, FGTS, entre outros.
Em caso de dúvidas, os cidadãos podem procurar pelo PAT - Posto de Atendimento ao Trabalhador de Casa Branca, de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 16h30, localizado à Rua Capitão Horta, 758.