PREFEITURA REFORÇA PROGRAMA DE COLETA SELETIVA NOS PRÉDIOS MUNICIPAIS

MEIO AMBIENTE♻️
PREFEITURA REFORÇA PROGRAMA DE COLETA SELETIVA NOS PRÉDIOS MUNICIPAIS
A iniciativa faz parte das ações da Agenda Municipal de Sustentabilidade, criada em 2019.♻️
De acordo com a Prefeitura, o exemplo começa em casa e os prédios públicos, sob responsabilidade da administração direta e indireta do município, incluindo unidades de ensino e do sistema de saúde, devem promover a separação de seus resíduos na fonte geradora e a destinação dos materiais recicláveis. Na oportunidade, os funcionários receberam canecas para substituir copos de plástico.
A coleta seletiva é de fundamental importância, como condição primordial para o desenvolvimento de uma cidade sustentável, é uma forma de geração de emprego e renda, resultando na inclusão social. Além disso, é um incentivo à indústria da reciclagem e um fomento ao uso de matérias-primas e insumos derivados de materiais recicláveis e reciclados.
A separação dos resíduos é feita em dois grupos: lixo úmido – orgânico e rejeitos não recicláveis, e lixo seco – material reciclável (que é devidamente separado de acordo com a classificação em papel, vidro, plástico ou metal). O sistema de separação dos resíduos recicláveis consiste na disposição dos resíduos sólidos em recipientes separados e visualmente identificados.🚮
Os servidores da limpeza dos prédios são os responsáveis por recolher separadamente os resíduos em cada setor e os destinar adequadamente para os coletores específicos.
A mobilização dos servidores é um trabalho desenvolvido pela pasta do Meio Ambiente e integra o cronograma do mês de Junho, o mês considerado mais verde do ano, mês da conscientização da preservação do Planeta.🌎♻️