Alunos do Centro de Referência em Atendimento Educacional Especializado (CREFAEE) vão participar do Projeto Xadrez para Todos, realizado pela ADX – Associação Para o Desenvolvimento do Xadrez. Participarão os alunos do CREFAEE, entre 07 a 12 anos, PCDs – com deficiência física, deficiência visual, Síndrome de Down e no Transtorno do Espectro Autista – TEA (leve).
Segundo seus idealizadores, o Projeto tem como objetivo contribuir com o desenvolvimento e/ou potencialização de habilidades nas frentes cognitiva, emocional e social utilizando o jogo de xadrez como ferramenta pedagógica, sem estímulo à hipercompetitividade.
Para o diretor de educação, Marcelo Barbosa, através dessa parceria, a Prefeitura dá mais um passo importante em prol da inclusão na rede municipal.
“O Projeto Xadrez para Todos será muito importante para auxiliar no desenvolvimento dos alunos participantes. A prática do xadrez estimula e desenvolve as habilidades que compõem as Funções Executivas: memória, concentração, atenção, raciocínio lógico, capacidade analítica, senso crítico e resiliência, contribuindo assim, para o desenvolvimento da autoestima, planejamento estratégico e a superação de obstáculos”, explicou o Diretor.
