SEXTA TEM CAMINHADA DA CONSCIENTIZAÇÃO DO AUTISMO EM CASA BRANCA
A Prefeitura convida a população para participar da 2ª Caminhada pela Conscientização do Autismo, no dia 31 de março, concentração às 9h, na Rua Moacir Trancoso Peres (em frente ao estacionamento da farmácia Droga Raia).
A MOBILIZAÇÃO “Venha deixar seu preconceito para trás” tem o objetivo de alertar para o Dia Mundial de Conscientização do Autismo, 02 de abril, data estabelecida, em 2007, pela Organização das Nações Unidas (ONU) para ajudar a acabar com o preconceito e discriminação que cercam as pessoas com o Transtorno do Espectro Autista (TEA).
O evento é aberto a toda sociedade. O pedido é que as pessoas que puderem participar possam ir vestidas com camiseta ou outra peça na cor azul, que é a cor da campanha de conscientização do autismo.
Vista sua camiseta azul e venha com a gente!
#INCLUSÃO UMA CASA BRANCA DE TODOS PARA TODOS !
AÇÕES DA PREFEITURA
O município de Casa Branca conta com o Centro de Referência em Atendimento Educacional Especializado (CREFAEE) desde 2017, que atende crianças com Transtorno do Espectro do Autismo. Sua proposta é assegurar um novo modelo para atendimento integrado e multidisciplinar aos autistas de Casa Branca. O CREFAEE é resultado do projeto elaborado pelo grupo de trabalho instituído pela administração municipal.
Além disso, Casa Branca também possui Carteira de Identificação da Pessoa com Transtorno do Espectro do Autismo, que visa garantir atenção integral, pronto atendimento e prioridade no acolhimento e no acesso aos serviços públicos e privados, em especial nas áreas de saúde, educação e assistência social.
E, em 2022, a Prefeitura lançou o Programa “Casa Branca Cuida da Criança” que atende crianças de 0 a 11 anos e 11 meses com transtornos psiquiátricos, neurológicos e de aprendizagem; deficiência e em variadas situações de vulnerabilidade.
O Programa Casa Branca cuida da criança tem como objetivos:
I. Fortalecer a rede de proteção e de atendimento;
II. Identificar, orientar, atender e acompanhar de forma precoce e organizada através dos serviços municipais
III. Criar estratégias de prevenção e identificação precoce das especificidades do público de atendimento;
IV. Qualificar os serviços prestados no território;
V. Acompanhar e monitorar as ações.
A responsabilidade pela execução do projeto é compartilhada pelas Secretarias Municipais de Educação, Saúde, Esporte e Desenvolvimento Social e Cidadania, sendo que as demais Secretarias atuam concomitantemente em uma ação pautada pela interdependência, complementaridade e horizontalidade.
CASA BRANCA, A GENTE AMA, A GENTE CUIDA